Classes: Humano


Fighter


Warlord / Dreadnought


Prós - PvE
Con, str e dex balanceadas possibilitanto varias combinações de symbol.
Tem skills de dano em área muito altas.
Pode matar vários mobs ao mesmo tempo.

Contras - PvE
Evasion baixo
Pouco HP, morre fácil para mobs com ptack alto.
Sem buff é muito lento.
Gasta muita mana

Prós - PvP
Skills de dano em área muito altas
Não é main target.
Mata mago bem
Patack realmente monstruoso.

Contras - PvP
Arqueiro te engole vivo como o Gladi. Pode correr tbm.
Pouca Mdef.
Entra sleep, hold, hamstring, slow fácil.
Pouco Hp dependendo da build.
Em x1 dependendo contra quem não mata nem em 100 anos de tentativas.

Gladiador / Dueslist

Prós - PvE
Con, str e dex balanceadas possibilitanto varias combinações de symbol.
Tem skills de dano altas.
Stun.
Sola bem

Contras - PvE
Gasta MUITO dinheiro em equips.
Evasion baixo
Tem que carregar focus pra usar as skills mais fortes.
Sem buff é muito lento.
Morre fácil se juntar alguns mobs.

Prós - PvP
Ranged atk
Stun
Não é main target.
Se chegar em qualquer mago ele vira picadinho
Skills de dano muito altas.

Contras - PvP
Arqueiro te engole vivo. Corre deles.
Pouca Mdef.
Entra sleep, hold, hamstring, slow SEMPRE.
Caro de se jogar pois precisa usar blunt, dual e arco.
Pouco Hp dependendo da build

Paladin / Phoenix Knight


Prós - PvE
Ótimo tanker em partys, por ter P.Def e M.Def alta;
Possui skill boas para recuperação de hp da party
Tem ótimos Self- Buffs
Boa block Shield rate; (a melhor do jogo)
Melhor Stun do jogo ao lado do DA

Contras - PvE
Tem um up lento e trabalhoso
Nem todas as partys precisam de um tanker empatando.
Sem buffs não é lento...é parado.
Depois de certo lvl, só upa em party, buffado e olhe lá.

Prós - PvP
Ótimo tanker; Pdef/Mdef
Melhor Stun
Melhor block Shield rate;
Agression pegando em pvp realmente salva muito os companheiros.
Ótimo em siegs
Skills que healam a party são realmente muito boas.
Boas selfs skills

Contras - PvP
Lento
Não consegue matar NUNCA
Contra Necro e chars que tem Vampiric Claw complica muito.

Dark Avenger / Hell Knight

Prós - PvE
Ótimo tanker em partys, por ter P.Def e M.Def alta;
Seu unico sumon consome somente 15% de xp e com buffs ajuda muito no up;
Possui skill boas para recuperação de hp;
Tem ótimos Self- Buffs como Reflect Damage, Deflect Arrow, Magestic, Iron Will;
Boa block Shield rate;
Melhor Stun do jogo ao lado do Paladin

Contras - PvE
Tem um up lento e trabalhoso, comparado aos DD.
Nem todas as partys precisam de um tanker empatando.
Sem buffs não é lento...é parado.
Depois de certo lvl, só upa em party

Prós - PvP
Ótimo tanker; Pdef/Mdef
Melhor Stun junto com Paladin
Dark Phanter ajuda muito nos pvps;
Boa block Shield rate;
Agression pegando em pvp realmente salva muito os companheiros.
Hamstring e Shack são duas skills que quando pegam, bau bau oponente.
Ótimo em siegs e mass pvps

Contras - PvP
Lento
Não consegue matar rápido NUNCA
Sem a pantera o char não existe.
Contra Necro e chars que tem Vampiric Claw complica muito.
É caro, pois tem que estar muito bem equipado.

Treasure Hunter / Adventurer

Prós - PvE
• Ótimo DD, tendo critical rate e critical power alta .
• Silent move, fake Death e outras skills tornam difícil de morrer para os mobs.
• Maior HP dos daggers

Contras - PvE
• Evasão é baixa, comparada aos outros daggers.
• Não possui self buffs, sendo praticamente impossível upar sem buffs.

Prós – PvP
• Muitas skills de dano e criticos altos e frequentes.
• Maior HP dos daggers
• Suas skills passivas lhe tornam um ótimo arqueiro, em casos de necessidade.

Contras - PvP
• Tou stun, ou pior silence, chora.
• É praticamente alvo primário em pvp.
• Erra muitos blows (vesgo)
• Não tem M.Def
• Não tem magias e recursos, somente olha e bate.

Hawkeye / Sagittarius

Prós - PvE
• Maior CON dos archers.
• Archer mais equilibrado, tem bom atack e bons críticos.
• Maior HP dos archers.
• Adminstra bem sua MP e tem skills de recharge MP

Contras - PvE
• Acerta menos críticos que o SR e com menos força que PR
• Pouca mov speed comparada aos outros archers

Prós – PvP
• Criticos altos e frequentes.
• Maior HP dos archers
• Não é tão de papel como os outros archers.

Contras - PvP
• Archers geralmente são bastante visados pelos inimigos
• Pouca mov speed perto dos outros archers
• Não tem M.Def
• Não tem muitas magias e recursos, somente olha e manda flecha.

Mystic



Socerer / Archmage

Prós - PvE
Mata maioria dos mobs com 2 hits;
Muitos mobs com fraqueza para fire attack;
Aura-Flare rula no PvE;
Sleeping cloud;

Contras - PvE
Queima o MP muito rápidamente
Não tem skill de over-hit
Só tem um Vortex

Prós - PvP
Mata quase tudo em pequenos PvPs
Cancel
Decay: melhor dot dos magos
Slow, pra bater e correr
Mago com a maior CON, aguenta umas duas flechadas a mais, resiste melhor a stun; Muito melhor de Kitar player, usando CP potiont vc aguenta bastante dano

Contras - PvP
Como todos os outros magos, é de papel, principalmente contra Archers/Daggers
Queima a MP muito rápidamente
Aura-Flare SUX no PvP :/
Só tem 1 vortex (good job NC)
Nem casta magia tão rápido, nem tão forte, é o tipo de char equilibrado.

Necromancer / Soultaker

Prós-PVE
Mata mobs rapido(graças ao cursed gloom)
tem um m.atck forte dependendo do equip
tem tranfer pain que ajuda em lugares com mobs mais fortes
tem o cursed man com p.atack mostruoso ajuda muito
tem magias que na hora do aperto ajuda tambem (forget,fear)

Contras-PVE
consome muita mana se não tiver um SE lvl alto do lado tem que fica muito tempo sentado
É um char caro, pois tem que comprar cursed bones.
Summons que consomem muito XP

Prós-PVP
Tem a tranfer pain juntando com potions de cp vc pode facilmente vencer o oponente.
Tem uma paralyze que vai ajuda muito no c5 inimigos vão virar estatuas
Tem skills excelentes no 3rd job como dark vortex.
Vampiric Claw anda realmente muito forte.

Contras-PVP
Se não tiver um Summon com o tranfer pain ligado esquece ta morto
Tem baixa m.def
não tem um summon forte o suficiente pra pvp quando não tem nenhum corpse por perto.

Warlock / Arcana Lord

Prós-PVE
Seus summons ajudam bastante no PvE
tem tranfer pain que ajuda em lugares com mobs mais fortes

Contras-PVE
Seus summons mais fortes consomem muito XP.
Não tem magias de ataque que prestem muito.

Prós-PVP
Tem a tranfer pain juntando com potions de cp vc fica um tanker praticamente.
Bons cubos
Mass surrender to fire
Summons ótimos.

Contras-PVP
Se não tiver um Summon com o tranfer pain ligado esquece ta morto
Não tem skills de ataque que prestem

Bishop / Cardinal

Prós - PvE
Segura o hp da party tranquilamente em lvls baixos.
Maior % de ressurection do jogo
Versão melhorada de Bless The Body, que pega na party inteira e aumenta a eficiência de heals (bloody of avatar)
Melhor Heal do jogo (nível mais alto comparado à EE e SE)

Contras - PvE
Nao poder solar.
Muitos preferem um SE do q vc na party.
As pessoas acham que ficam invenciveis e se morrerem a culpa e sua.
Não possui buffs, criando necessidade de outro suporte na party.
Não possui recharge.

Prós - PvP
Spam de great battle heal e mais 3 tipos de heal.
Mass ressurection (da rez em todos da ally no local)
Versão melhorada de Bless The Body, que pega na party inteira e aumenta a eficiência de heals
Única classe com greater Battle Heal
Única classe com um heal percentual(Restore Life)
Melhore Heal do jogo.
Ótimo em siegs e mass pvps

Contras - PvP
Geralmente eh um dos alvos principais
Great battle heal gasta muito mp
As pessoas acham que ficam invenciveis e se morrerem a culpa e sua.
Pvp 1x1 esquece...é muito difícil alguém morrer pra vsê

Prophet / Hierophant

Prós – PvE
Melhor buffer para pequenos grupos, pois tem vários buffs para todo tipo de char.
Em servers low rates tem a vantagem de ter seus próprios buffs.

Contras – PvE
Não sola, ou seja, não vai longe upando sozinho.
Morre fácil
Mata mal.

Prós-PvP
Em servers low rate tem a vantagem de ter seus próprios buffs.
Se for para tretas, nunca vai ser main target

Contras-PvP
Em servers de rate mais altas fica restrito a bots na cidade.
Não tem magias que prestem para atacar,
Não é muito bom pra defender também.